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Clube do Ambiente "O Girassol".
Designação da atividade | Clube do Ambiente "O Girassol". |
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Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Clube |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 2-07-2013 |
Departamentos | Educação Especial Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 520 - Biologia e Geologia 910 - Educação Especial 1 |
Outras Estruturas | Clube do Ambiente "O Girassol" |
Dinamizadores | Professores Fernanda Pais e Paulo Rosa. |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 6º A / 6º B / 7º A / 7º B / 8º A / 8º B / 9º A / 9º B / Alunos Educ. Inclusiva / Alunos do Clube do Ambiente |
Breve Descrição | O Clube do Ambiente, já com 12 anos de existência, iniciará mais um ano de trabalho. Esta estrutura continua a ter como meta a Educação e Formação Ambiental na comunidade escolar, a sensibilização para a alteração de hábitos de vida, bem como de atitudes e posturas que possam contribuir para um maior respeito pelo ambiente, recursos e espaços verdes. Pretendemos renovar ideias, inovar e apresentar “coisas bonitas”, criativas e com sentido ecológico. O trabalho em equipa é muito valorizado pois os resultados obtidos só são possíveis com a contribuição de cada um para um todo. Assim, o aprender a “viver juntos” e o “aprender a ser” são vertentes inerentes ao trabalho desenvolvido no nosso clube. Assim, o clube, surge como um espaço onde se irá continuar a implementar atividades inovadoras que incutirão nos alunos atitudes e comportamentos cívicos. Este Clube é uma Atividade de Enriquecimento Curricular de caráter facultativo e de natureza essencialmente lúdica, cultural e formativa. |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.3. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. 2.4. Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção. |
Objetivos | - • Contribuir para a formação cívica dos jovens e desenvolver capacidades e atitudes, de forma a contribuir para a mudança de mentalidades; - • Fomentar nos jovens conceitos, princípios, valores e atitudes que lhes permitam viver em harmonia com os espaços naturais nos seus múltiplos usos, conscientes das problemáticas do ambientais; - • Sensibilizar para a necessidade de defesa e preservação do património natural da região; - • Alertar para a necessidade de uma gestão sustentada de recursos e resíduos; - • Desenvolver ações em benefício da floresta e estimular nos alunos a tomada de consciência sobre a sua importância para a humanidade; - • Contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. |