2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
Participação do Clube do Ambiente no Projeto INQUIRE.
Designação da atividade | Participação do Clube do Ambiente no Projeto INQUIRE. |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto Escola Básica de Castanheira de Pera - Jardim de Infância |
Tipologia | Projetos com impacte extraescolar |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 2-07-2013 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Clube do Ambiente "O Girassol" |
Dinamizadores | Professor Paulo Rosa |
Público-Alvo | Pré-escolar / Comunid. Escolar / Comunid. Extraescolar / Alunos do Clube do Ambiente |
Breve Descrição | Coordenado pelo Jardim Botânico da Universidade de Innsbruck e com o apoio do BGCI (Botanic Garden Conservation Internacional), o INQUIRE é um projeto que envolve a participação de 17 parceiros em 11 países. O Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera associa-se a este projeto através da frequência, por parte de um dos coordenadores do Clube do Ambiente, do curso de formação COINQUIRE (no Jardim Botânico de Coimbra). Este projeto recém-formado na União Europeia tem como objetivo revitalizar o ensino das ciências por toda a Europa, em instituições de ensino formal e informal (especificamente em ambientes exteriores à sala de aula), utilizando uma metodologia inquiridora (IBSE- inquiry-based science education). As temáticas deste curso que se centram as grandes questões mundiais do século XXI, como a perda de biodiversidade e as alterações climáticas, serão abordadas localmente, utilizando como mote o conhecimento das borboletas de Castanheira de Pera e dos seus habitats. Serão usados recursos pedagógicos já publicados, assim como novos criados para o efeito. |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.3. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. 2.4. Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção. |
Objetivos | - Abordar as grandes questões da Ecologia Global e da Conservação a partir de um contexto local. - Envolver os alunos, através de abordagens experimentais de acordo com a metodologia IBSE, em questões ambientais com reflexo local. - Estudar os ecossistemas locais e divulgar as borboletas de Castanheira de Pera e da Serra da Lousã. - Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar e extraescolar para a complexidade das relações na natureza e para a necessidade da sua preservação. |