Participação do Clube do Ambiente no Projeto INQUIRE.

Designação da atividadeParticipação do Clube do Ambiente no Projeto INQUIRE.
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
Escola Básica de Castanheira de Pera - Jardim de Infância
TipologiaProjetos com impacte extraescolar
Data de início1-09-2012
Data de término2-07-2013
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasClube do Ambiente "O Girassol"
DinamizadoresProfessor Paulo Rosa
Público-AlvoPré-escolar / Comunid. Escolar / Comunid. Extraescolar / Alunos do Clube do Ambiente
Breve DescriçãoCoordenado pelo Jardim Botânico da Universidade de Innsbruck e com o apoio do BGCI (Botanic Garden Conservation Internacional), o INQUIRE é um projeto que envolve a participação de 17 parceiros em 11 países.

O Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera associa-se a este projeto através da frequência, por parte de um dos coordenadores do Clube do Ambiente, do curso de formação COINQUIRE (no Jardim Botânico de Coimbra).

Este projeto recém-formado na União Europeia tem como objetivo revitalizar o ensino das ciências por toda a Europa, em instituições de ensino formal e informal (especificamente em ambientes exteriores à sala de aula), utilizando uma metodologia inquiridora (IBSE- inquiry-based science education).

As temáticas deste curso que se centram as grandes questões mundiais do século XXI, como a perda de biodiversidade e as alterações climáticas, serão abordadas localmente, utilizando como mote o conhecimento das borboletas de Castanheira de Pera e dos seus habitats. Serão usados recursos pedagógicos já publicados, assim como novos criados para o efeito.
Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.3.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
2.4.
Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção.
Objetivos- Abordar as grandes questões da Ecologia Global e da Conservação a partir de um contexto local.
- Envolver os alunos, através de abordagens experimentais de acordo com a metodologia IBSE, em questões ambientais com reflexo local.
- Estudar os ecossistemas locais e divulgar as borboletas de Castanheira de Pera e da Serra da Lousã.
- Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar e extraescolar para a complexidade das relações na natureza e para a necessidade da sua preservação.