Programa de Orientação Escolar e Profissional

Designação da atividadePrograma de Orientação Escolar e Profissional
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaAção de Esclarecimento/ Sensibilização
Data de início1-01-2015
Data de término12-06-2015
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresJoana Marta
Público-Alvo9º A / 9º B
Breve DescriçãoA partir da necessidade de implementar novas formas de trabalhar em Orientação Escolar e Profissional, cientificamente validadas e consideradas boas práticas em contexto escolar, definiu-se um programa de trabalho com alunos e encarregados de educação.
Na escola são muitos os que apoiam a decisão vocacional dos alunos, sendo que a vertente afetiva familiar é também requerida em todo este processo.
Na adolescência parece que o tempo corre e é preciso orientar as reflexões e pensamentos sobre a vida presente e futura, considerando as experiências pessoais e o percurso escolar passado.
Conjunto de 12 sessões com actividades de exploração vocacional e desenvolvimento pessoal com vista ao apoio da decisão do percurso escolar pós escolaridade básica. As sessões em turma decorrerão conforme planificação já apresentadas às directoras de turmas, em aulas de FPC e AT.
O programa contará com actividades pontuais cujos destinatários serão encarregados de educação.
Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.2.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação
2.3.
Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção.
Objetivos- O programa visa esclarecer os alunos e encarregados de educação acerca da natureza da decisão vocacional a tomar no final do 9.º ano.
- Pretende, também, apoiar os alunos no processo de decisão vocacional sobre o futuro.
- Visa, ainda, apoiar o diálogo entre os alunos e os encarregados de educação no âmbito da definição do percurso escolar futuro.