Concurso de Ilustração BE Elementos da Tabela Periódica

Designação da atividadeConcurso de Ilustração BE Elementos da Tabela Periódica
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaConcurso
Data de início2-05-2016
Data de término9-06-2016
DepartamentosExpressões
Grupos de Recrutamento/Disciplinas240 - Educação Visual e Tecnológica
Outras EstruturasBiblioteca Escolar
DinamizadoresProf.ª Isabel Belchior, Prof.ª Ana Paula Vidal, Prof. José Maló, Prof.ª Susana Bugalho,
Público-Alvo5º A / 6º A / 7º A / 8º A / 9º A / Comunid. Escolar / Comunid. Extraescolar
Breve DescriçãoEste concurso de ilustração da BE, aberto à Comunidade Escolar e Extraescolar, apela à imaginação, criatividade e arte dos alunos e ex-alunos deste agrupamento escolar, propondo um trabalho de ilustração em estilo BD, baseado nas características de um ou mais dos seis últimos elementos químicos da Tabela Periódica (Fila 7), ainda com nomes provisórios: o elemento 113 ununtrium (Uut); o elemento 114 Flerovium (Fl); o elemento 115 ununpentium (Uup); o elemento 116 Livermorium (Lv); o elemento 117 ununseptium (Uus); e o elemento 118 ununoctium (Uuo).
Também se aceitam trabalhos de fãs do trabalho de Kaycie D., isto é, desenharem ou proporem alterações à personagem no estilo da Kaycie D. para o elemento já desenhado por esta.
Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.2.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
2.3.
Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção.
Objetivos- Desenvolver a imaginação e a criatividade a partir de um tema científico.
- Despertar o interesse pelo estudo da Química, através do estudo das características dos elementos da Tabela Periódica.
- Desenvolver as técnicas artísticas da criação e desenho de personagens de banda desenhada.
- Desenvolver o espírito analítico, crítico e a capacidade de síntese de características físicas no processo de criação de uma personagem de BD.