Tutorias “SOU”cesso: Promoção de competências socioemocionais e académicas
Designação da atividade | Tutorias “SOU”cesso: Promoção de competências socioemocionais e académicas |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 17-09-2021 |
Data de término | 30-06-2022 |
Outras Estruturas | EMAEI GAAF Núcleo de Educação Especial Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Serviço de Psicologia |
Público-Alvo | 5º A / 6º A / 6º B / 7º A / 8º A / 9º A / Alunos Educ. Inclusiva / Professores / Pais/Encarregados de educação |
Breve Descrição | A Tutoria é uma estratégia de apoio e orientação pessoal e escolar, entre o tutor e o(s) tutorando(s), que visa não só o acompanhamento escolar, mas também o desenvolvimento pessoal e a realização do potencial do tutorando, através de uma relação desenvolvida de forma partilhada e construída por ambos os elementos da díade. A parceria tutor/tutorando é desenvolvida entre psicólogo/aluno. O aluno a beneficiar da tutoria pode ser proposto pelo conselho de turma ou pela EMAEI. De acordo com o perfil do aluno, é traçado um plano de acompanhamento personalizado, desenhado pelo tutor, tendo em conta os problemas e necessidades apresentados e os objetivos a alcançar. Este plano pressupõe o diálogo permanente entre tutor e tutorando. |
Objetivos | - Estimular a autonomia/iniciativa dos alunos - Melhorar o comportamento em contexto escola; - Prevenir o abandono, o absentismo e a indisciplina; - Promoção de competências de estudo e de autorregulação da aprendizagem; - Promover o sucesso académico; - Potenciar estratégias de autorregulação da aprendizagem nos alunos (autonomia, pensamento reflexivo, motivação, métodos de estudo) - Desenvolver competências socioemocionais nos alunos (gestão emocional e resolução de problemas) |