Projeto VerbalMente
Designação da atividade | Projeto VerbalMente |
---|---|
Escola | Escola Básica de Castanheira de Pera - 1º CEB |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 17-09-2021 |
Data de término | 30-06-2022 |
Outras Estruturas | Autarquia GAAF Núcleo de Educação Especial Projeto de Educação para a Saúde Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Serviços de Terapia da Fala e Psicologia |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / Professores / Pais/Encarregados de educação |
Breve Descrição | Este projeto integra-se nas atividades de enriquecimento curricular de Cidadania e EMRC e visa disponibilizar aos alunos do 1º ciclo e famílias uma oficina de atividades que vão ao encontro das suas necessidades, rentabilizando os recursos humanos e materiais de que a escola dispõe, fomentando a aquisição e consolidação de competências transversais à aprendizagem, na perspetiva lúdica que é preconizada por este tipo de atividades. Demonstrando os estudos que o insucesso escolar ocorre logo no anos iniciais de escolaridade verifica-se que projetos de prevenção e promoção de competências de literacia emergente nos primeiros anos de escolaridade constituem e impulsionador do rendimento académico e da igualdade de oportunidades do sucesso educativo para todos. Surge na sequência das necessidades sentidas após a implementação do Programa de Pré-Competências de Leitura e Escrita. Realiza-se com uma periodicidade mensal e prevê uma avaliação de impacto. Pretende desenvolver-se atividades para enriquecimento do currículo, de caráter predominantemente lúdico, e que promova a aquisição de competências básicas no domínio socioemocional e das competências da leitura e escrita, que visam contribuir para a formação integral dos alunos. Assim, constituem objetivos específicos os seguintes: - Promover o desenvolvimento linguístico (conhecimento fonológico, semântico e morfossintático); - Potenciar as capacidades de aprendizagem da leitura e escrita; - Criação de hábitos de estudo; - Melhorar competências de autorregulação emocional e comportamental; - Desenvolver competências sociais como a empatia, cooperação, assertividade e compaixão; - Desenvolver o pensamento criativo e a capacidade de resolução de problemas; - Aumentar a autoestima da criança promovendo o sucesso escolar de forma criativa; - Desenvolvimento da literacia em família. |
Objetivos | - Promover o desenvolvimento linguístico (conhecimento fonológico, semântico e morfossintático); - Potenciar as capacidades de aprendizagem da leitura e escrita; - Criação de hábitos de estudo; - Melhorar competências de autorregulação emocional e comportamental; - Desenvolver competências sociais como a empatia, cooperação, assertividade e compaixão; - Desenvolver o pensamento criativo e a capacidade de resolução de problemas; - Aumentar a autoestima da criança promovendo o sucesso escolar de forma criativa; - Desenvolvimento da literacia em família. |