Programa de Pré-Competências da Leitura e Escrita
Designação da atividade | Programa de Pré-Competências da Leitura e Escrita |
---|---|
Escola | Escola Básica de Castanheira de Pera - Jardim de Infância |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 13-09-2024 |
Data de término | 1-08-2025 |
Outras Estruturas | GAAF Projeto de Educação para a Saúde Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Serviço de Psicologia e Serviço de Terapia da Fala |
Público-Alvo | Pré-escolar / Alunos Educ. Inclusiva / Professores / Pais/Encarregados de educação |
Breve Descrição | A aprendizagem da leitura e da escrita desenvolve-se de forma hierárquica e, para tal, é necessário dominar primeiro determinadas aptidões. Neste sentido, este programa visa constituir-se como um facilitador desta aprendizagem e da transição da educação pré-escolar para o primeiro ciclo, minimizando futuras dificuldades ao nível da leitura e escrita. Este projeto prevê 3 fases: - rastreio com todas as crianças que poderão ingressar no 1º ano, no ano letivo de 2025/26; - intervenção estruturada em pequeno grupo, semanalmente, focada na promoção de competências de literacia emergente; - reavaliação das crianças para verificação do impacto da intervenção. Para além da intervenção direta com as crianças, será dinamizada uma sessão para pais/encarregados de educação que visa apresentar resultados do rastreio e da intervenção, bem como consciencializar acerca dos desafios da escolaridade, sinais de alerta no desenvolvimento e pré-requisitos na leitura e escrita. |
Objetivos | - Sinalizar crianças com maiores dificuldades; - Promover o treino de pré-competências da leitura e escrita; - Favorecer a transição para o 1º ciclo, minimizando dificuldades de aprendizagem; - Favorecer o sucesso escolar. |