Projeto ACEITO.
Designação da atividade | Projeto ACEITO. |
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Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 2-07-2013 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 910 - Educação Especial 1 |
Outras Estruturas | Projeto ACEITO |
Dinamizadores | Professores de Educação Especial, Psicóloga, Professor Isabel Belchior; Professor José Ferreira. |
Público-Alvo | Alunos Educ. Inclusiva |
Breve Descrição | Proposta de Estrutura Curricular É objetivo deste projeto continuar a trabalhar as disciplinas/ conteúdos nos currículos dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), concretamente alunos de Currículo Específico Individual (CEI), ao abrigo do Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de Janeiro. As disciplinas/conteúdos a dar continuidade: Trabalhos Oficinais, Informática Atividades da Vida Diária e Jardinagem. As programações/planificações das disciplinas estarão a cargo dos respetivos docentes, responsáveis pela sua elaboração no início de cada ano letivo, por unidades trabalhadas. O estabelecimento das respetivas competências deverá ser elaborado sempre de acordo com as capacidades e necessidades dos alunos em causa. Carga Horária •Atividades da Vida Diária – 2 x 45 minutos semanais (por professoras de Educação Especial) •Trabalhos Oficinais – 3 x 90 minutos semanais (por professores da área) 1x 90 minutos (pela professora de educação especial e psicóloga) •Informática – 1 x 45 minutos semanais (por professor da área) 2x 45 minutos (pela professora de educação especial) •Jardinagem – 1 x 90 minutos semanais (Professora de Educação Especial) Os alunos irão frequentar estas disciplinas na sala de apoio, cantina, sala de informática e espaço exterior da escola. |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.2. Proporcionar ofertas alternativas de percursos curriculares alternativos. 2.3. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. 2.4. Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção. |
Objetivos | - • Valorizar interesses e potencialidades dos alunos de forma a possibilitar uma efetiva realização pessoal de alunos com problemas de aprendizagem; - • Desenvolver atitudes de auto-estima e reforçar a auto-confiança; - • Criar perspetivas de sucesso em alunos mais vulneráveis ao insucesso escolar através de uma verdadeira integração na escola; - • Desenvolver competências técnicas e manuais; - • Proporcionar aos alunos experiências e conhecimentos básicos que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e uma integração mais satisfatória na sociedade; - • Desenvolver competências práticas para maior eficácia na instrumentalização do processo futuro de transição para a vida ativa. |