PROJETOS DE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO NA VIDA ATIVA.
Designação da atividade | PROJETOS DE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO NA VIDA ATIVA. |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Projetos com impacte extraescolar |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 2-07-2013 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 910 - Educação Especial 1 |
Dinamizadores | Professores de Educação Especial e Psicóloga. |
Público-Alvo | Alunos Educ. Inclusiva |
Breve Descrição | Segundo o Decreto – Lei (DL) n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela publicação da Lei n.º 21/2008, de 12 de Maio, sempre que o aluno apresente Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, que o impeçam de adquirir as aprendizagens e competências definidas no currículo deve a escola complementar o Programa Educativo Individual (PEI) com um Plano Individual de Transição (PIT) e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional. Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Dr Bissaya Barreto – Castanheira de Pera, através da EB 2,3 Dr. Bissaya Barreto, tem levado a cabo o desenvolvimento de projetos de Atividades de Integração na Vida Ativa. O Currículo Específico Individual pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo estas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem. O CEI inclui também conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida pós-escolar. O objetivo principal destes projetos é desenvolver com esses jovens algumas noções de responsabilidade e autonomia. Estes projetos decorrem no agrupamento, de acordo com as nossas valências. |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.2. Proporcionar ofertas alternativas de percursos curriculares alternativos. 2.3. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. 2.4. Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção. |
Objetivos | - Promover a integração do aluno no mundo do trabalho. - Disponibilizar uma oferta formativa em áreas de qualificação profissional que respondam a carências do mercado de trabalho. - Combater o abandono/insucesso escolar. - Diversificar a oferta formativa dando uma resposta mais ampla às expetativas e interesses dos jovens em termos da sua formação profissional. |