Projeto de Atividades de Integração na Vida Ativa
Designação da atividade | Projeto de Atividades de Integração na Vida Ativa |
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Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2015 |
Data de término | 30-06-2016 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 910 - Educação Especial 1 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Fernanda Paula Lapo Pais, Margarida Almeida |
Público-Alvo | Alunos Educ. Inclusiva |
Breve Descrição | Segundo o Decreto – Lei (DL) n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela publicação da Lei n.º 21/2008, de 12 de Maio, sempre que o aluno apresente Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, que o impeçam de adquirir as aprendizagens e competências definidas no currículo deve a escola complementar o Programa Educativo Individual (PEI) com um Plano Individual de Transição (PIT) e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional. Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Dr Bissaya Barreto – Castanheira de Pera, através da EB 2,3 Dr. Bissaya Barreto, tem levado a cabo o desenvolvimento de projetos de Atividades de Integração na Vida Ativa. O Currículo Específico Individual pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo estas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem. O CEI inclui também conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida pós-escolar. O objetivo principal destes projetos é desenvolver com esses jovens algumas noções de responsabilidade e autonomia. Estes projetos decorrem no agrupamento, de acordo com as nossas valências. |
Objetivos | - Promover a integração do aluno no mundo do trabalho; - Disponibilizar uma oferta formativa em áreas de qualificação profissional que respondam a carências do mercado de trabalho; - Combater o abandono/insucesso escolar; - Diversificar a oferta formativa dando uma resposta mais ampla às expetativas e interesses dos jovens em termos da sua formação profissional. |