Projeto ACEITO

Designação da atividadeProjeto ACEITO
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaProjeto
Data de início15-09-2023
Data de término14-06-2024
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas910 - Educação Especial 1
Outras EstruturasProjeto ACEITO
Serviços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresFernanda Paula Lapo Pais, Maria Antonieta Prior, Carla Gamboa, Emanuel Pereira, Luís Borges, Lisete Santos
Público-AlvoAlunos Educ. Inclusiva
Breve DescriçãoÉ objetivo deste projeto continuar a trabalhar as disciplinas/ conteúdos nos currículos dos alunos com medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão, concretamente alunos com medidas adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho.
As disciplinas/conteúdos a dar continuidade: Oficina de Artesanato, Oficina de Jardinagem, Oficina de Informática, Oficina de Atividades da Vida Diária, Oficina de Sons e a Oficina Física e Motora.
As programações/planificações das disciplinas estarão a cargo dos respetivos docentes, responsáveis pela sua elaboração no início de cada ano letivo, por unidades trabalhadas. O estabelecimento das respetivas competências deverá ser elaborado sempre de acordo com as capacidades e necessidades dos alunos em causa.
Carga Horária
•Atividades da Vida Diária – 1 x 50 minutos semanais –
2º CEB e 3º CEB (por professor de Educação Especial)
•Oficina de artesanato – 2x50 minutos semanais 2º e 3ºCEB
(por professores da área)
•Informática – 1 x 50 minutos semanais - 2º CEB e 3ºCEB
(por professor da área)
•Sons – 1 x 50 minutos semanais - 2º CEB e 3º CEB 1 x 50 minutos (professor da área)
•Física e Motora - 1 x 50 minutos semanais - 2º e 3º ciclos CEB (Professor da área)
Os alunos irão frequentar estas disciplinas no Centro de Apoio
à Aprendizagem - Sala de Apoio(A2), Sala A7, Sala de
Informática (A5),Pavilhão, espaço exterior da escola .
Objetivos- Valorizar interesses e potencialidades dos alunos de forma a possibilitar uma efetiva realização pessoal de alunos com problemas de aprendizagem.
- Desenvolver atitudes de autoestima e reforçar a autoconfiança.
- Criar perspetivas de sucesso em alunos mais vulneráveis ao insucesso escolar através de uma verdadeira integração na escola.
- Desenvolver competências técnicas e manuais.
- Proporcionar aos alunos experiências e conhecimentos básicos que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e uma integração mais satisfatória na sociedade.
- Desenvolver competências práticas para maior eficácia na instrumentalização do processo futuro de transição para a vida ativa.