2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
Visita de Estudo à "Baixa Pombalina" em Lisboa, ao "Cais das Colunas", Fundação José Saramago ("Casa dos Bicos") e Oceanário de Lisboa.
Designação da atividade | Visita de Estudo à "Baixa Pombalina" em Lisboa, ao "Cais das Colunas", Fundação José Saramago ("Casa dos Bicos") e Oceanário de Lisboa. |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 10-04-2013 |
Data de término | 10-04-2013 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 300 - Português 400 - História 420 - Geografia 520 - Biologia e Geologia |
Dinamizadores | Professores Vítor Cardoso, Rosa Roque, Carla Moura e Madalena Ferreira. |
Público-Alvo | 8º A / 8º B |
Breve Descrição | Os alunos irão visitar a "Casa dos Bicos", atualmente sede da "Fundação José Saramago", onde terão oportunidade de recordar as caraterísticas da arquitetura do referido edifício erigido em 1523 bem como participarem num atelier de promoção da leitura, com a exploração do conto "O Silêncio da Água" (que integra a obra "As Pequenas Memórias" redigido por José Saramago). Seguir-se-á um percurso pedestre à "Lisboa Pombalina" e ao "Cais das Colunas" onde, uma vez mais, os alunos poderão visualizar "in loco" os conteúdos programáticos estudados em sala de aula. Após o almoço, os discentes visitarão o "Oceanário de Lisboa". |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.3. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. |
Objetivos | - Estimular o gosto pela visita a museus; - Analisar in loco a história do nosso país; - Consolidar os conhecimentos anteriormente adquiridos nas disciplinas intervenientes; - Sensibilizar os alunos para a importância da preservação do património histórico-cultural e contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos discentes; - Fomentar o convívio e as relações interpessoais. |