Projeto ACEITO.

Designação da atividadeProjeto ACEITO.
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2012
Data de término2-07-2013
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas910 - Educação Especial 1
Outras EstruturasProjeto ACEITO
DinamizadoresProfessores de Educação Especial, Psicóloga, Professor Isabel Belchior; Professor José Ferreira.
Público-AlvoAlunos Educ. Inclusiva
Breve DescriçãoProposta de Estrutura Curricular

É objetivo deste projeto continuar a trabalhar as disciplinas/ conteúdos nos currículos dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), concretamente alunos de Currículo Específico Individual (CEI), ao abrigo do Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de Janeiro.
As disciplinas/conteúdos a dar continuidade: Trabalhos Oficinais, Informática Atividades da Vida Diária e Jardinagem.

As programações/planificações das disciplinas estarão a cargo dos respetivos docentes, responsáveis pela sua elaboração no início de cada ano letivo, por unidades trabalhadas. O estabelecimento das respetivas competências deverá ser elaborado sempre de acordo com as capacidades e necessidades dos alunos em causa.


Carga Horária

•Atividades da Vida Diária – 2 x 45 minutos semanais (por professoras de Educação Especial)

•Trabalhos Oficinais – 3 x 90 minutos semanais (por professores da área)
1x 90 minutos (pela professora de educação especial e psicóloga)

•Informática – 1 x 45 minutos semanais (por professor da área)
2x 45 minutos (pela professora de educação especial)

•Jardinagem – 1 x 90 minutos semanais (Professora de Educação Especial)

Os alunos irão frequentar estas disciplinas na sala de apoio, cantina, sala de informática e espaço exterior da escola.

Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.2.
Proporcionar ofertas alternativas de percursos curriculares alternativos.
2.3.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
2.4.
Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção.
Objetivos- • Valorizar interesses e potencialidades dos alunos de forma a possibilitar uma efetiva realização pessoal de alunos com problemas de aprendizagem;
- • Desenvolver atitudes de auto-estima e reforçar a auto-confiança;
- • Criar perspetivas de sucesso em alunos mais vulneráveis ao insucesso escolar através de uma verdadeira integração na escola;
- • Desenvolver competências técnicas e manuais;
- • Proporcionar aos alunos experiências e conhecimentos básicos que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e uma integração mais satisfatória na sociedade;
- • Desenvolver competências práticas para maior eficácia na instrumentalização do processo futuro de transição para a vida ativa.