PROJETOS DE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO NA VIDA ATIVA.

Designação da atividadePROJETOS DE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO NA VIDA ATIVA.
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaProjetos com impacte extraescolar
Data de início1-09-2012
Data de término2-07-2013
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas910 - Educação Especial 1
DinamizadoresProfessores de Educação Especial e Psicóloga.
Público-AlvoAlunos Educ. Inclusiva
Breve DescriçãoSegundo o Decreto – Lei (DL) n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela publicação da Lei n.º 21/2008, de 12 de Maio, sempre que o aluno apresente Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, que o impeçam de adquirir as aprendizagens e competências definidas no currículo deve a escola complementar o Programa Educativo Individual (PEI) com um Plano Individual de Transição (PIT) e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Dr Bissaya Barreto – Castanheira de Pera, através da EB 2,3 Dr. Bissaya Barreto, tem levado a cabo o desenvolvimento de projetos de Atividades de Integração na Vida Ativa.
O Currículo Específico Individual pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo estas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.
O CEI inclui também conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
O objetivo principal destes projetos é desenvolver com esses jovens algumas noções de responsabilidade e autonomia. Estes projetos decorrem no agrupamento, de acordo com as nossas valências.
Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.2.
Proporcionar ofertas alternativas de percursos curriculares alternativos.
2.3.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
2.4.
Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção.
Objetivos- Promover a integração do aluno no mundo do trabalho.
- Disponibilizar uma oferta formativa em áreas de qualificação profissional que respondam a carências do mercado de trabalho.
- Combater o abandono/insucesso escolar.
- Diversificar a oferta formativa dando uma resposta mais ampla às expetativas e interesses dos jovens em termos da sua formação profissional.