Projeto de Atividades de Integração na Vida Ativa

Designação da atividadeProjeto de Atividades de Integração na Vida Ativa
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2015
Data de término30-06-2016
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas910 - Educação Especial 1
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresFernanda Paula Lapo Pais, Margarida Almeida
Público-AlvoAlunos Educ. Inclusiva
Breve DescriçãoSegundo o Decreto – Lei (DL) n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela publicação da Lei n.º 21/2008, de 12 de Maio, sempre que o aluno apresente Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, que o impeçam de adquirir as aprendizagens e competências definidas no currículo deve a escola complementar o Programa Educativo Individual (PEI) com um Plano Individual de Transição (PIT) e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Dr Bissaya Barreto – Castanheira de Pera, através da EB 2,3 Dr. Bissaya Barreto, tem levado a cabo o desenvolvimento de projetos de Atividades de Integração na Vida Ativa.
O Currículo Específico Individual pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo estas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.
O CEI inclui também conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
O objetivo principal destes projetos é desenvolver com esses jovens algumas noções de responsabilidade e autonomia. Estes projetos decorrem no agrupamento, de acordo com as nossas valências.
Objetivos- Promover a integração do aluno no mundo do trabalho;
- Disponibilizar uma oferta formativa em áreas de qualificação profissional que respondam a carências do mercado de trabalho;
- Combater o abandono/insucesso escolar;
- Diversificar a oferta formativa dando uma resposta mais ampla às expetativas e interesses dos jovens em termos da sua formação profissional.