2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
Cartas dos Elementos da Tabela Periódica
Designação da atividade | Cartas dos Elementos da Tabela Periódica |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 11-01-2016 |
Data de término | 14-03-2016 |
Departamentos | Expressões |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 240 - Educação Visual e Tecnológica |
Outras Estruturas | Biblioteca Escolar |
Dinamizadores | Prof.ª Isabel Belchior (BE), Prof.ª Susana Bugalho (FQ) e Prof.ª Ana Paula Almeida (ING) |
Público-Alvo | 6º A / 6º B |
Breve Descrição | A Biblioteca Escolar promove a tradução e composição/impressão gráfica de um conjunto de cartas com as personagens criadas pela artista norte-americana Kaycie D., baseadas em 112 elementos da Tabela Periódica, para integrar os jogos da BE (para uso dos alunos), e do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (para uso dos professores em sala de aula). Neste projeto, a BE estabelece uma articulação com o Grupo Disciplinar de Inglês - a Prof.ª Ana Paula Almeida e os alunos do 6.ºA e B, que fazem a tradução do inglês para o português através do Google Translate, com orientação docente -, e com o Grupo Disciplinar de FQ - com a Prof.ª Susana Bugalho, consultora científica (Física e Química) do trabalho de tradução. Terminada a tradução e verificada a exatidão científica dos dados, as cartas são compostas graficamente pela Prof.ª Isabel Belchior (EVT/BE). |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. |
Objetivos | - Envolver os alunos numa atividade lúdico-pedagógica. - Promover o interesse pela Física e pela Química. - Literacia TIC: aprender a utilizar ferramentas digitais de tradução do GOOGLE. - Ampliar o vocabulário e a cultura geral dos alunos. - Articulação entre a BE, departamentos e grupos disciplinares. |