2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
Concurso BE do Dia dos Namorados "Diz-me o quanto me amas"
Designação da atividade | Concurso BE do Dia dos Namorados "Diz-me o quanto me amas" |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto Escola Básica de Castanheira de Pera - Jardim de Infância |
Tipologia | Concurso |
Data de início | 2-02-2016 |
Data de término | 14-03-2016 |
Departamentos | Expressões |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 240 - Educação Visual e Tecnológica |
Outras Estruturas | Biblioteca Escolar |
Dinamizadores | Prof.ª Isabel Belchior |
Público-Alvo | 4º Ano / 5º A / 6º A / 6º B / 7º A / 7º B / 8º A / 9º A |
Breve Descrição | O Concurso BE do Dia dos Namorados é um concurso literário proposto aos alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo e aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos, que promove a escrita criativa de cartas elaboradas por e dirigidas a personagens fictícias ou históricas famosas, sob o tema "Diz-me o quanto me amas". Para isso, a BE disponibilizou e divulgou recursos do seu acervo sobre este tema, nomeadamente, livros sobre a escrita epistolar entre personagens históricas conhecidas, poemas e romances de amor de vários autores, música e filmes. O concurso foi divulgado no blogue da BE, dando-se exemplos de pares românticos na História ou na ficção e propondo-se que os alunos escrevessem cartas em envelopes, selados com os selos criados pela BE para o concurso, cartas que depois seriam metidas no marco de correio do PPES (exposição no átrio de entrada do Bloco A). Esta proposta visava ampliar os horizontes culturais dos alunos, levando-os a conhecerem pares românticos da História e da ficção e, também, a desenvolverem espírito crítico em relação às suas leituras e filmes que veem. |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.2. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. |
Objetivos | - Desenvolver nos alunos a escrita criativa. - Dar a conhecer o estilo de escrita epistolar. - Ampliar o vocabulário e a cultura geral dos alunos. |