Concurso BE do Dia dos Namorados "Diz-me o quanto me amas"

Designação da atividadeConcurso BE do Dia dos Namorados "Diz-me o quanto me amas"
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
Escola Básica de Castanheira de Pera - Jardim de Infância
TipologiaConcurso
Data de início2-02-2016
Data de término14-03-2016
DepartamentosExpressões
Grupos de Recrutamento/Disciplinas240 - Educação Visual e Tecnológica
Outras EstruturasBiblioteca Escolar
DinamizadoresProf.ª Isabel Belchior
Público-Alvo4º Ano / 5º A / 6º A / 6º B / 7º A / 7º B / 8º A / 9º A
Breve DescriçãoO Concurso BE do Dia dos Namorados é um concurso literário proposto aos alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo e aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos, que promove a escrita criativa de cartas elaboradas por e dirigidas a personagens fictícias ou históricas famosas, sob o tema "Diz-me o quanto me amas".
Para isso, a BE disponibilizou e divulgou recursos do seu acervo sobre este tema, nomeadamente, livros sobre a escrita epistolar entre personagens históricas conhecidas, poemas e romances de amor de vários autores, música e filmes.
O concurso foi divulgado no blogue da BE, dando-se exemplos de pares românticos na História ou na ficção e propondo-se que os alunos escrevessem cartas em envelopes, selados com os selos criados pela BE para o concurso, cartas que depois seriam metidas no marco de correio do PPES (exposição no átrio de entrada do Bloco A).
Esta proposta visava ampliar os horizontes culturais dos alunos, levando-os a conhecerem pares românticos da História e da ficção e, também, a desenvolverem espírito crítico em relação às suas leituras e filmes que veem.
Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.2.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
Objetivos- Desenvolver nos alunos a escrita criativa.
- Dar a conhecer o estilo de escrita epistolar.
- Ampliar o vocabulário e a cultura geral dos alunos.