Dinâmicas da Biblioteca Escolar

Designação da atividadeDinâmicas da Biblioteca Escolar
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaPublicação
Data de início1-09-2011
Data de término12-07-2012
Outras EstruturasBiblioteca Escolar
DinamizadoresEquipa da BE
Público-AlvoComunid. Escolar / Comunid. Extraescolar
Breve Descrição Segue em anexo o Plano Anual da Biblioteca Escolar, com todas as dinâmicas a levar a cabo, este ano escolar, abrangendo os vários domínios de ação.
Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.2.
Proporcionar ofertas alternativas de percursos curriculares alternativos.
2.3.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
2.4.
Promover um envolvimento mais ativo dos pais e encarregados de educação na vida da escola, valorizando-a, e cultivando a relação escola/família, numa perspetiva de construção.
Objetivos

a) Possibilitar a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes e dotar o Agrupamento de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes áreas do saber e projectos de trabalho.

b) Permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos e favorecer a constituição de conjuntos documentais, organizados em função de diferentes temas.

c) Desenvolver nos alunos competências baseadas na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e elaborar documentos.

d) Desenvolver nos alunos hábitos de trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou por sua própria iniciativa.

e) Desenvolver nos alunos competências para reproduzir sínteses informativas em diferentes suportes.

f) Ajudar os professores a planificarem as suas actividades de ensino e a diversificarem as situações de aprendizagem.

g) Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela cultura nacional e universal.

h) Associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica dos tempos livres.

i) Cooperar com outras bibliotecas, bem como, eventualmente, com outros organismos culturais de apoio à divulgação da leitura e com actividades de animação cultural.

j) Dinamizar serviços de itinerâncias documentais.