Sessões dinâmicas, interativas e motivadoras "Não basta informar, é urgente motivar" (Educação Sexual)
Designação da atividade | Sessões dinâmicas, interativas e motivadoras "Não basta informar, é urgente motivar" (Educação Sexual) |
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Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto |
Tipologia | Ação de Esclarecimento/ Sensibilização |
Data de início | 10-04-2012 |
Data de término | 10-04-2012 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 - Matemática e Ciências da Natureza 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Projeto de Educação para a Saúde |
Dinamizadores | Projeto Educação Para a Saúde |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 6º A / 6º B / 7º A / 7º B / 8º A / 8º B / 9º A / 9º B |
Breve Descrição | Esta atividade consiste na realização de pequenas sessões, workshops sobre o tema da sexualidade, que é de abordagem obrigatória no meio escolar, no entanto é bastante controverso, por vezes polémico e de difícil abordagem junto dos alunos. Assim, ao analisarmos os temas que nos foram propostos por esta equipa ”Projeto Escola Brilhante – Mundo Brilhante” e ao obtermos informações via telefónica pareceu-nos ser muito motivador e importante para os nossos alunos. Esta atividade será realizada na sala A9, com duas turmas, por sessão, e é abordada por um psicólogo educacional. Tem a duração de 45 a 50 minutos e é interativa. Ao entrar em contato com os formadores, foi estabelecida a marcação de uma data provisória para o dia 10 de Abril e com os seguintes temas: - 2ºciclo- Chegou a Adolescência! E agora? – As questões mais difíceis, as dicas mais importantes - 3ºciclo – Sexualidade, um mundo de questões – As perguntas mais difíceis, os temas mais importantes |
Articulação com o Projeto Educativo | 2.1. Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar. 2.3. Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação. |
Objetivos | - Promover competências pessoais e sociais das crianças e jovens, essencialmente no autocontrole, gestão de stress, autogestão, comunicação e decisão; -Promover a proteção da saúde e prevenir o risco, nomeadamente nas áreas da sexualidade, consumos e provocação/violência; - Proporcionar a construção de expetativas positivas face ao futuro. |