Sessões dinâmicas, interativas e motivadoras "Não basta informar, é urgente motivar" (Educação Sexual)

Designação da atividadeSessões dinâmicas, interativas e motivadoras "Não basta informar, é urgente motivar" (Educação Sexual)
EscolaEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto
TipologiaAção de Esclarecimento/ Sensibilização
Data de início10-04-2012
Data de término10-04-2012
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 - Matemática e Ciências da Natureza
520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasProjeto de Educação para a Saúde
DinamizadoresProjeto Educação Para a Saúde
Público-Alvo5º A / 5º B / 6º A / 6º B / 7º A / 7º B / 8º A / 8º B / 9º A / 9º B
Breve Descrição

Esta atividade consiste na realização de pequenas sessões, workshops sobre o tema da sexualidade, que é de abordagem obrigatória no meio escolar, no entanto é bastante controverso, por vezes polémico e de difícil abordagem junto dos alunos.

                Assim, ao analisarmos os temas que nos foram propostos por esta equipa ”Projeto Escola Brilhante – Mundo Brilhante” e ao obtermos informações via telefónica pareceu-nos ser muito motivador e importante para os nossos alunos.

                Esta atividade será realizada na sala A9, com duas turmas, por sessão, e é abordada por um psicólogo educacional. Tem a duração de 45 a 50 minutos e é interativa. 

 Ao entrar em contato com os formadores, foi estabelecida a marcação de uma data provisória para o dia 10 de Abril e com os seguintes temas:

- 2ºciclo- Chegou a Adolescência! E agora? – As questões mais difíceis, as dicas mais importantes

- 3ºcicloSexualidade, um mundo de questões – As perguntas mais difíceis, os temas mais importantes

Articulação com o Projeto Educativo2.1.
Melhorar os processos de ensino/ aprendizagem, de forma a criar melhores condições para o aumento do sucesso escolar.
2.3.
Promover uma educação para a Cidadania, no sentido de fomentar a alteração de mentalidades e atitudes, a participação e a cooperação.
Objetivos

- Promover competências pessoais e sociais das crianças e jovens, essencialmente no autocontrole, gestão de stress, autogestão, comunicação e decisão;

-Promover a proteção da saúde e prevenir o risco, nomeadamente nas áreas da sexualidade, consumos e provocação/violência;

- Proporcionar a construção de expetativas positivas face ao futuro.