2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
O Poder do Elogio
Designação da atividade | O Poder do Elogio |
---|---|
Escola | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Bissaya Barreto Escola Básica de Castanheira de Pera - Jardim de Infância Escola Básica de Castanheira de Pera - 1º CEB |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-03-2018 |
Data de término | 7-03-2018 |
Outras Estruturas | GAAF Projeto de Educação para a Saúde Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Psicólogas e educadores/professores do agrupamento de escolas |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 6º A / 7º A / 8º A / 8º B / 9º A / 9º B / Alunos Educ. Inclusiva / Professores / Pais/ encarregados de educação / Comunid. Escolar / Pessoal Não Docente |
Breve Descrição | O elogio é uma ferramenta educacional, que bem utilizada traz ganhos significativos. Os efeitos de um elogio são seguramente notórios, com impacto na elevação da autoestima do elogiado e, por isso, com impacto positivo nas suas ações. Neste sentido, são propostas as seguintes atividades: - Realização de dinâmicas de grupo nas turmas do 2º e 3º ciclo, na aula de FPC: 1 de março: 8ºB 2 de março: 7ºA 5 de março: 5ªA 6 de março: 9ºB e 9ºA 7 de março: 6ºA e 8ºA - Caixa dos Elogios: alunos, professores, técnicos e assistentes operacionais serão convidados a deixarem elogios escritos (anónimos ou não), em etiquetas previamente preparadas, dirigidos a alguém ou algo referente à escola sobre o qual queiram demonstrar a sua aprovação/admiração. Posteriormente, estes serão lidos nas turmas ou salas de convívio de professores e assistentes operacionais, de modo a potenciar os seus efeitos junto dos visados. Poderá, ainda, ser construído um mural com todos os elogios efetuados para exposição no átrio. Será colocado, ainda, um PPT no ecrã do átrio alusivo ao tema. - Nos diferentes ciclos de ensino serão propostas atividades de continuidade para que esta seja uma prática a consolidar e a generalizar no contexto escolar, nomeadamente entre docentes e alunos: a) Na educação pré-escolar, será solicitado às educadoras que, uma vez por semana, partilhem “Mensagens Alegres” com as suas crianças, colocando na mochila de uma criança escolhida uma mensagem positiva/elogio que aquela levará para casa para partilha com os pais/familiares; b) No 1º ciclo, propõe-se que seja construído (ex. nas AEC) um “Caderno de Elogios” para cada turma que, semanalmente, será preenchido com mensagens positivas/elogios pelo professor referentes à turma ou um aluno em particular (que deverá variar pelos diferentes elementos). No final da semana esse aluno levará o caderno para casa para partilha com os pais/familiares; c) No 2º e 3º ciclos serão agendados momentos em que as psicólogas irão às turmas (ex. quinzenalmente), convidando o professor e alunos a partilharem frases de encorajamento/elogios, recorrendo a um “Saco de Elogios” que será personalizado para cada turma. |
Objetivos | - Sensibilizar para a importância do elogio como estratégia facilitadora do processo educativo; - Promover o sentido de pertença e as relações positivas; - Contribuir para a disseminação de práticas educativas positivas potenciadoras do sucesso educativo. |