Características/Curiosidades: Esta borboleta é deveres bonita com o fundo castanho escuro, com banda marginal de lúnulas alaranjadas, fímbrias brancas, face inferior variegada de castanho, pintas negras (orladas de branco) e banda marginal de lúnulas laranja. (as fêmeas têm as lúnulas laranjas mais amplas).
       Tem um envergadura de aproximadamente 22 a 25mm. Há alguma variabilidade na extensão das lúnulas laranjas, que podem estar reduzidas na asa anterior.
       A crisálida é lisa e verde com uma linha avermelhada nos flancos.
       É muitas vezes confundida coma a Aricia Agestis, uma espécie muito semelhante mas com algumas diferenças: asas mais angulosas e a banda laranja geralmente menos extensa.
Ocorrência:
       Mundial
       A Aricia Cramera pode ser encontrada em apenas 6 países, com populações estáveis, que ocupam 1-5% do território.

       Em Portugal
       Esta espécie encontra-se espalhada por todo o continente, sendo portanto, uma espécie comum. Esta, ao contrário de outras espécies, não se encontra ameaçada pelo facto de ser muito pouco exigente com as condições do meio.
As lagartas vivem nas plantas de que se alimentam, nomeadamente espécies de Helianthemum e bico-de-cegonha, (Erodium sp. e Geranium sp.).

       Meses em que ocorre
       O adulto vê-se, apenas,de Abril a Setembro em locais incultos, geralmente pedrosos e expostos ao sol, normalmente até aos 1500 m de altitude.

Nome vulgar:Aricia
Conservação: Esta espécie é bastante abundante em Portugal, porém, no litoral, tem-se encontrado uma diminuição no número de espécimes existentes por causa da urbanização excessiva.
       É muito importante manter os lugares incultos não produtivos, pois mesmo não sendo muito exigentes com o meio precisam destas condições.

Ana Margarida Henriques