Fórum participativo.
Continuação de bom trabalho.
Após as várias diligências tomadas, e reuniões efetuadas, com alunos, Encarregados de Educação, e diferentes representantes das estruturas do pessoal docente e não docente, disponibilizam-se os critérios escolhidos para que sejam alvo de uma última análise e crítica. Solicito a vossa atenção para alguns pormenores, como por exemplo a repetição da mesma questão em questionários destinados a públicos diferentes o que permitirá aferir diferentes visões sobre o funcionamento do Agrupamento de Escolas, ou a intencionalidade de determinadas questões na ótica de que sempre deverão contribuir para diagnosticar pontos fortes (a consolidar) ou menos fortes (suscetíveis da implementação de planos de melhoria). Nesta última análise apelo particularmente à intervenção experiente dos nossos "amigos críticos" do ISCSP para que partilhem neste fórum as suas opiniões sobre as escolhas efetuadas.
Obrigado a todos pelo esforço, sugestões e trabalho desenvolvido.
Na minha opinião deveria constar o indicador 44 mas reformulado, no sentido de saber se os EE se informam regularmente sobre os resultados de aprendizagem dos seus educandos.
como sempre, podem contar com o apoio por nós prestado.
Qualquer duvida esclarecimento que necessitem, estamos aqui, por e-mail ou por telefone.
com os melhores cumprimentos,
Cláudia Pinto
Gabinete de Consultoria | ISCSP-UTL
Caras colegas da equipa de autoavaliação, de acordo com o que temos informalmente combinado, convoco-vos para uma reunião no próximo dia 11 de julho para iniciarmos a compilação e discussão das evidências que, individualmente, cada um tem vindo a recolher. Para além de uma ou outra questão que me foi colocada verbalmente, não tenho conhecimento de dificuldades no preenchimento das grelhas. Espero que este espaço para trabalho individual seja profícuo, de forma a que o trabalho de reunião não tenha que se prolongar por muitas horas e diversas sessões. Qualquer questão disponham.
Doutora Cláudia,
durante a nossa reflexão, no âmbito do preenchimento da grelha de avaliação surgiu-nos a seguinte questão: - poderá a classificação atribuída a cada indicador não ser um número inteiro? Poderemos, por exemplo, atribuir 4,5?
Atendendo ao facto de ainda nos faltar bastante trabalho até termos o documento final, e tendo em conta que no cronograma previamente estabelecido havíamos definido que o preenchimento da grelha de avaliação seria terminado na segunda semana de julho, qual o limite para vos remetermos a versão terminda, sem colocar constrangimentos ao cumprimento das fases seguintes, respeitando a calendarização inicialmente definida?
Agradeço, desde já, a sua resposta.
Conforme definido na reunião da equipa realizada na terça-feira passada, fico a aguardar os contributos dos representantes de cada estrutura na equipa de autoavaliação. Poderão enviar as vossas grelhas, preenchidas com as evidências a incluir no documento final, bem como com a classificação que, na opinião da estrutura que representam foi considerada mais adequada, através da seguinte ligação, constante na disciplina do moodle:
Boa tarde Sandra,
na reunião passada avançámos com o preenchimento da grelha de autoavaliação, seguindo a metodologia já utilizada nas últimas reuniões. Indicador a indicador, foram sendo registadas as evidências que refletissem a opinião de todos os elementos presentes e procedendo à atribuição de uma votação que fosse consensual. Estando longe de ser concluído o preenchimento da grelha, decidiu-se, por unanimidade, cada um enviar o seu contributo, incumbindo-me eu de integrar esses contributos num documento final, que disponibilizaria posteriormente para a consulta de todos e validação. É neste sentido que lhe venho solicitar, também, as evidências e pontuações que vão ao encontro do que julga ser a opinião dos Encarregados de Educação (que fica consubstanciada na sua). Voltava a solicitar-lhe que se inscrevesse no moodle do agrupamento, e na disciplina da Equipa de Autoavaliação, de forma a receber diretamente a informação colocada no fórum, que reenvio de seguida:
Conforme definido na reunião da equipa realizada na terça-feira passada, fico a aguardar os contributos dos representantes de cada estrutura na equipa de autoavaliação. Poderão enviar as vossas grelhas, preenchidas com as evidências a incluir no documento final, bem como com a classificação que, na opinião da estrutura que representam foi considerada mais adequada, através da seguinte ligação, constante na disciplina do moodle:
Para qualquer dúvida ou esclarecimento não hesite em me contactar,
com os melhores cumprimentos
Enviei a grelha preenchida com a devida pontuação. Na parte do pessoal não docente optei por não preencher, pois o conhecimento é reduzido. Um ou outro iten também não foi, pelo mesmo motivo.
Qualquer coisa que seja preciso é só contactar.
Desejo um bom trabalho para todos, principalmente, para o coordenador de equipa porque bem precisa!
Maria José Mendes
Lamentavelmente só hoje consegui passar para a grelha as opiniões das colegas, saídas da reunião realizada.
Mª José
Caras colegas da equipa de autoavaliação, transcrevo de seguida, para que todos estejam a par do andamento dos trabalhos, o texto do pedido feito por e-mail ao representante dos Encarregados de educação, no que respeita ao preenchimento da grelha de autoavaliação.
Contínuo a aguardar o seu contributo bem como um eventual contributo dos alunos, pelo menos relativamente a alguns dos indicadores.
"
Bom dia Sandra,
Desculpe estar a incomodar, nesta alturado ano em que, possivelmente estará de férias. Não sei se recebeu as minhasmensagens anteriores, uma vez que não obtive, da sua parte, qualquer resposta.Para a restante equipa de autoavaliação seria importante ter uma opinião dospais e encarregados de educação, particularmente no que concerne aosindicadores que mais lhes poderão dizer respeito. Já reuni as opiniões de todosos elementos da equipa exceto a dos pais e a dos alunos e, dada a importânciaque assume para nós essa vossa análise, sou persistente na solicitação que vosfaço.
Fico a aguardar, durante mais algum tempo,alguma resposta da sua parte. Votos de boas férias, se for caso disso.
Cumprimentos
PS: transcrevo, de seguida, o texto dasmensagens que lhe enviei anteriormente, para o caso de terem passado despercebidas.
Bom dia Sandra,
envio-lhe um link para a Disciplina deAutoavaliação alojada na plataforma moodle do Agrupamento de Escolas.
http://agcpera-m.ccems.pt/course/view.php?id=154
Aí encontra a grelha de autoavaliação, que pode descarregar, e toda a outradocumentação relativa a este processo. Para participar nos fóruns tem de seinscrever na disciplina. O Abílio saberá, certamente, dar-lhe uma ajuda a esterespeito pois já tem alguma experiência de trabalho na plataforma. Qualquerquestão ou dificuldade estou à disposição.
com os melhores cumprimentos,
Paulo Rosa
Boa tarde Sandra,
na reunião passada avançámos com o preenchimento da grelha de autoavaliação,seguindo a metodologia já utilizada nas últimas reuniões. Indicador aindicador, foram sendo registadas as evidências que refletissem a opinião detodos os elementos presentes e procedendo à atribuição de uma votação que fosseconsensual. Estando longe de ser concluído o preenchimento da grelha,decidiu-se, por unanimidade, cada um enviar o seu contributo, incumbindo-me eude integrar esses contributos num documento final, que disponibilizariaposteriormente para a consulta de todos e validação. É neste sentido que lhevenho solicitar, também, as evidências e pontuações que vão ao encontro do quejulga ser a opinião dos Encarregados de Educação (que fica consubstanciada nasua). Voltava a solicitar-lhe que se inscrevesse no moodle do agrupamento, e nadisciplina da Equipa de Autoavaliação, de forma a receber diretamente ainformação colocada no fórum, que reenvio de seguida:
Caros colegas da equipa de autoavaliação,
Conforme definido na reunião da equipa realizada na terça-feira passada, fico aaguardar os contributos dos representantes de cada estrutura na equipa deautoavaliação. Poderão enviar as vossas grelhas, preenchidas com as evidênciasa incluir no documento final, bem como com a classificação que, na opinião daestrutura que representam foi considerada mais adequada, através da seguinteligação, constante na disciplina do moodle:
ENVIO DE GRELHAS DEAUTOAVALIAÇÃO PELOS ELEMENTOS DA EQUIPA (para integração das evidências epontuações em documento único).
Enviode Grelhas de Autoavaliação.
obrigado pela vossa colaboração.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento não hesite em me contactar,
com os melhores cumprimentos
".
Boa continuação...
"Exmª. Srª Sara de Jesus Figueiredo Nunes
No seguimento dos trabalhos inerentes ao processo de autoavaliação convido-a a participar numa reunião da equipa de auto-avaliação, a realizar nas escola sede do Agrupamento, quinta-feira, dia 31 de Janeiro, pelas 15 horas e 30 minutos, a fim de debatermos aspetos relativos ao preechimento da grelha de autoavaliação. Tendo assumido, com a Srª. Maria de Lurdes Carmo Figueiredo Nunes, a representação dos Encarregados de Educação nesta equipa de trabalho, apelo à participação de ambas nesta reunião, em que a vossa opinião relativamente aos aspetos a discutir é para nós de grande relevância.
Aproveito para agradecer a vontade expressa nas reuniões anteriores, assim como nos vários contactos telefónicos e pessoais que entretanto fizemos, de envolver outros encarregados de educação de forma mais ativa no processo. Nesse âmbito, de acordo com o que temos falado nos últimos meses relativamente às opiniões que recolheu, solicito-lhe mais uma vez que me faça chegar o documento que reúne essa participação dos diversos encarregados de educação no preenchimento da grelha de autoavaliação, uma vez que estão já largamente ultrapassados os prazos para a sua conclusão. Apesar da relevância desse documento, não podemos adiar mais a conclusão da supracitada grelha.
Com os melhores cumprimentos, e sempre ao dispor para qualquer dúvida ou sugestão, o Coordenador da Equipa de Autoavaliação
Paulo Rosa"
Colegas da equipa de autoavaliação,
envio em anexo a compilação final dos critérios 1 a 3 da grelha, que sujeito à vossa consideração durante o fim de semana. Amanhã enviarei os restantes critérios. Segunda feira remeterei o documento final para Lisboa pelo que aguardo, até lá, qualquer sugestão da vossa parte.
Bom fim de semana.
Paulo:
Concordo com os dados apresentados nas grelhas enviadas.
Bom dia!
Seguem para vossa consideração os Critérios 4 e 5.
Em breve seguirão os seguintes.
Paulo,
Concordo com os dados apresentados nas grelhas.
Caros colegas, envio em anexo versão final da grelha de autoavaliação. Coloco à vossa consideração a compilação de dados atual até amanhã de manhãzinha, altura em que enviarei à Dr. Sílvia Vicente dos ISCSP a versão definitiva. Peço desculpa pela brevidade do prazo mas, apesar de ser inverno, as noites têm sido curtas e acabam logo de manhã. Solicito a vossa maior atenção para uma análise atenta do documento, particularmente dos aspetos que mais disserem respeito às estruturas que representam, uma vez que quero que todos se revejam nas posições tomadas e na argumentação apresentada. Votos de um bom Carnaval.
AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. BISSAYA BARRETO – CASTANHEIRA DE PERA
TRAMITAÇÃO DO PROCESSO
Última semana de janeiro- Constituição da equipa de autoavaliação (utilização de critérios abrangentes em termos de representatividade dos diversos setores da comunidade escolar, recorrendo à representação por parte dos coordenadores, por inerência de funções, ou aos princípios da democraticidade, sempre que houve lugar a eleição).
31 de janeiro- 1ª reunião da Equipa de Autoavaliação.
- Sensibilização e explicação do Modelo CAF e do seu funcionamento;
- Explicação das etapas de implementação do Modelo CAF no Agrupamento de Escolas Bissaya Barreto;
- Cronograma para a implementação do Modelo no Agrupamento de Escolas Bissaya Barreto;
- Definição da estratégia para a seleção/criação de indicadores.
1 de fevereiro- Envio ao ISCSP de documentos dos processos de autoavaliação anteriores, para integração nas opções de seleção de indicadores, de indicadores mais adequados ao contexto do nosso agrupamento (- Questionários e resultados do inquérito aos pais, de 2009-2010; - Questionários de 2010-2011, que não foram tratados).
9 fevereiro- Criação da disciplina de autoavaliação no moodle e dos respetivos fóruns.
16 fevereiro- seleção de indicadores para os relatórios. A partir das bases com alguns exemplos de indicadores construídas incluindo os elementos constantes de processos de autoavaliação de anos letivos anteriores forma selecionados, adaptados e criados indicadores novos respeitando os seguintes princípios:
- entre 2 a 4 indicadores para cada subcritério, de modo a não ficar muito extenso;
- o número de indicadores poder variar para cada um dos subcritérios, ou seja, num subcritério em que fosse necessário poderiam existir 5 ou 6 indicadores e noutro existirem somente 2.
Última semana de fevereiro e primeira de março- reunião com os representantes dos EE de todas as turmas para escolha do representante a integrar a equipa de autoavaliação e selecionar os indicadores que estes considerassem mais importantes para incluir nos questionários. Posteriormente, a EE que se voluntariou, e foi aceite por unanimidade para integrar a equipa de autoavaliação (Maria de Lurdes Carmo Figueiredo Nunes), solicitou a colaboração da sua filha (Sara Nunes), também EE, para a coadjuvar nas tarefas relacionadas com o processo de autoavaliação, dada a sua maior disponibilidade e à-vontade relativamente a essas questões, o que foi aceite por unanimidade da Equipa de autoavaliação.
Auscultação do PND sobre os indicadores a escolher para os inquéritos, dinamizada pelos respetivos coordenadores.
Entrega à delegada representante dos alunos na equipa de autoavaliação da documentação para a seleção de indicadores e diálogo com a mesma no sentido de a incentivar a promover o envolvimento de outros delegados e de todos os alunos no processo. Colocação da documentação na disciplina do Conselho de Delegados, para consulta de todas as turmas e apelo à intervenção destes junto dos colegas, no âmbito deste processo.
28 de março- Realização de sessões de esclarecimento e sensibilização para PD, PND, alunos, pais e EE, dinamizadas pelo ISCSP, relativamente à tramitação do processo de autoavaliação, à sua importância e à importância do envolvimento de toda a comunidade escolar e extraescolar.
Fim de março e início de abril construção dos questionários a aplicar aos diversos setores da comunidade educativa.
13 de abril a 8 de maio- aplicação de questionários a todos os EE.
23 de abril a 12 de maio- aplicação de questionários a todos os alunos do 2º e 3º CEB.
7 de maio- aplicação de questionários a todos os alunos do ensino pré-escolar.
14 de maio- aplicação de questionários a todos os alunos do 1º CEB.
Primeira semana de maio- aplicação de questionários a todos os docentes e ao PND.
Julho a janeiro- análise dos resultados dos inquéritos dos alunos e encarregados de educação e preenchimento da grelha de autoavaliação. O processo foi demorado, por implicar uma paragem para gozo de férias (não simultâneas dos diversos elementos da equipa); reuniões promovidas pelos coordenadores do PND, com auscultação de todos os funcionários relativamente ao preenchimento dos indicadores da grelha que lhes diziam mais respeito; aplicação de um inquérito a uma amostra de 80 EE distribuídos equitativamente pelos 3 níveis de ensino, relativamente aos indicadores que lhes diziam mais respeito, dinamizado pela respetiva representante; reunião promovida pela direção, facultando esclarecimentos relativamente a aspetos que se detetaram não estar bem divulgados junto do PND, e recolha de mais propostas para o preenchimento da grelha de autoavaliação; tratamento e integração de todos os dados recolhidos na grelha de avaliação final.
Outubro- integração na equipa da nova coordenadora de DT (Sandra Santos) e do novo representante dos alunos (Fernando David) e saída da anterior Coordenadora de DT.
Fevereiro- análise dos resultados dos inquéritos do PND e PD e início da elaboração do relatório de autoavaliação.
Início de março- Identificação dos pontos fortes e áreas de melhoria e escolha e prioritização de ações de melhoria. Implementação de ações de melhoria de acordo com cronograma próprio. Divulgação do relatório e dos resultados do processo de autoavaliação à comunidade.
Caros colegas da Equipa de Autoavaliação, volto a solicitar que, de acordo com o combinado na última reunião, enviem através do fórum uma ou duas propostas de ações de melhoria para cada critério da grelha de autoavaliação. Relembro que se havia proposto que se analisem as oportunidades de melhoria definidas para cada critério e, a partir delas, se definissem as ações de melhoria. No início do período marcaremos uma reunião para procedermos à seleção e prioritização das ações a implementar. Aguardo uma participação ativa de todos, particularmente dos representantes dos alunos e dos EE. Boa Páscoa.
Qualquer coisa que seja preciso é só contactar.
Desejo um bom trabalho para todos.