Nomes vulgares: Bordo, plátano-bastardo, padreiro, ácer.
Utilizações/Curiosidades: Acer é um termo latino que significa duro, utilizado para designar este género de árvores, pelas propriedades da sua madeira. Com efeito, esta é dura, resistente aos ataques dos insectos e muito bonita quando polida, o que faz com que seja uma matéria prima muito apreciada em ebanisteria. A sua madeira é de cor pálida com uma granulação contínua, sendo leve e fácil de trabalhar, muito apreciada em tornearia, marcenaria e carpintaria. As folhas, frutos e o córtex da raíz têm-se utilizado como medicinais, atribuíndo-se a estas componentes, propriedades adstringentes; as folhas maceradas em vinho, usaram-se em forma de colírio (medicamento aplicado nas inflamações da conjuntiva ocular) para evitar o choro involuntário; o cozimento das suas raízes foi considerado um remédio contra a sarna. No entanto, todas estas propriedades parecem não ter confirmação actual. Do seu tronco e ramos, se for feita uma incisão na Primavera, surge um líquido açucarado agradável de beber, que de acordo com alguns autores, era tomado habitualmente por algumas pessoas.
Esta espécie é, também, muito utilizada como ornamental em ruas, parques e jardins pela sua beleza e pela sombra que produz. Na Escócia fermenta-se a seiva para produzir um vinho e na Alsácia penduram-se os ramos nas portas pela reputação que têm de afastar os morcegos.É possível observar várias espécies de áceres, da Europa e Ásia Ocidental o plátano-bastardo e o bordo-dos-rios (Acer platanoides), da América do Norte, o bordo-negundo (Acer negundo). Estas árvores possuem frutos (sâmaras) muito característicos, com "asas" e bem adaptadas à dispersão pelo vento e que vulgarmente são designados por "helicópteros".
Ecologia: O Acer pseudoplatanus L. é uma espécie muito polimorfa, originária do Noroeste da Europa até ao centro da Itália e Ásia Ocidental. Tolerante ao ensombramento, prefere os locais frescos e as regiões montanhosas, embora suporte bem o calor e a secura. É exigente quanto ao solo que deve ser fértil e rico em matéria orgânica. É uma árvore cultivada, com folhas que lembram as do plátano, que está muitas vezes presente no nosso dia-a-dia pela sua frequente presença nos parques, jardins e avenidas.